Motive seus colaboradores através da história da empresa para torná-los aliados da marca. Contrate um profissional para contar a história da empresa

Toda empresa tem uma história. Porém, com a rotina apertada da produção muitas vezes esses trechos de desafios superados e batalhas do dia a dia podem parecer pequenos e desinteressantes. Pesquisas recentes mostram que a história da empresa pode ser uma excelente ferramenta para deixar os funcionários mais engajados e o consumidor mais fiel.

Quando você narra a história da empresa para o funcionário, lembrando-o da missão da companhia e que ele faz parte de todas as vitórias do grupo, ele se sente um profissional vitorioso e se envolve mais com as metas da empresa, pois elas passam a ser suas também. Grandes empresas, como a Apple e a Disney, utilizam-se dessa forma de motivação para conquistar uma força de trabalho ainda mais vigorosa.

Para conseguir esse objetivo, é essencial traçar a trajetória da companhia de maneira clara e inclusiva. Isso pode ser feito, por exemplo, mostrando de onde a empresa partiu até onde quer chegar, ressaltando todos os desafios que já superou, e como os funcionários foram importantes nessas fases.

História da empresa bem contada

Essa técnica de contar a trajetória de uma marca de forma humanizada é chamada de storytelling. É uma das formas mais efetivas de marketing, pois envolve os clientes e faz com que eles se sintam especiais e parte de um todo que possui frutos maravilhosos. Para isso, é fundamental que a história tenha foco no cliente, passe emoção e saiba sensibilizar o público.

Saber expressar seus valores, em uma linguagem que seja acessível ao público que deseja atingir, também é necessário. Humanizar a empresa, acima de tudo, é a principal ferramenta do storytelling. Por isso, é importante ter uma mensagem que seja baseada na história real da empresa, sem mentiras, pois elas podem acabar prejudicando a imagem a ser passada.

Para ter certeza de que a história da empresa será contada de maneira adequada aos objetivos pretendidos, o ideal é contratar um profissional experiente para escrevê-la. Ele saberá como humanizar, emocionar e passar os valores sem cair na pieguice ou ficar demasiado fria. Marina Bastos é uma profissional capacitada para cumprir tal função. Para conhecer mais o trabalho da contadora de histórias, veja depoimentos de outros clientes e entre em contato agora mesmo.