Como se preparar para a volta às aulas com algumas dicas simples de organização. Confira o curso técnico da Marina Bastos para se qualificar na volta às aulas
Vai chegando a hora de voltar as atividades normais do dia a dia, e especialmente os professores são os que mais sofrem com esse período de readaptação na rotina de trabalho.
Isso porque a volta ás aulas reserva uma responsabilidade enorme para quem leciona: o de trazer tranquilidade à ambientalização dos seus alunos.
Como qualquer profissional que precisa se preparar para voltar ao trabalho, a volta ás aulas também pode ser uma experiência boa, se feita com o máximo de organização. Claro, um pouco de frio na barriga e ansiedade são normais, mas quanto melhor estiver pronto para evitar que esse sentimento se espalhe para a sua turma, mais qualificada será a readaptação e controle com as crianças.
Dicas estratégicas para se preparar na volta ás aulas
Se você quer estar pronto para voltar ás aulas com qualidade, separamos algumas dicas para deixar esse período muito mais tranquilo para você e seus alunos, vejamos:
● Tempo de Adaptação: As primeiras semanas de aula normalmente são as que mais necessitam de acolhimento e também de limites. Isso porque cada aluno reage de uma maneira ao ambiente diferente que é a volta às aulas. Uns se sentem mais inseguros, outros se animam mais que o necessário, e é aí onde o professor pode perder a mão de como deve ser a conduta certa. Por mais complexo que pareça, esse momento é o mais correto para acolher e se aproximar dos alunos, e ao mesmo tempo estabelecer regras e limites;
● Procedimentos estratégicos: Nem tudo é resolvido apenas com a determinação de limites dentro de uma sala de aula, é preciso também ter uma bagagem pronta do que vai ser desenvolvido para a aprendizagem dos seus alunos. De início, as dinâmicas em grupo podem ser ferramentas interessantes para a integração de toda a turma, mas organizar previamente materiais e conteúdos educacionais garantem mais eficiência durante o ano. Na prática é estudar o que deve ser explorado na evolução das crianças durante o ano, depois escolher os conteúdos e atividades que trarão os resultados esperados;
● Procedimentos práticos: Quem é professor sabe que existem alguns itens que podem faltar na hora de projetar as atividades do dia-a-dia. Mesmo assim, sugerimos alguns itens importantes para se ter no acervo: separe palitos, papeis variados, argila, materiais com massinha, pedaços de tecido, brinquedos, jogos de inteligência, livros e contos;
Quer se preparar na prática para voltar ás aulas muito mais capacitado?
Se você quer estar preparado para a volta ás aulas e apenas as leituras não estão te deixando mais capacitado para tal tarefa, a Marina Bastos desenvolveu o workshop “A arte de Contar histórias. Nele você vai aprender sobre tornar sua aula mais interessante, pois aprenderá: como se portar diante dos alunos na hora de se apresentar, como atrair a atenção, como contar histórias, como inserir objetos lúdicos na contação de história, como escolher temas e músicas.
Entre em contato com a equipe da Marina Bastos, veja mais sobre o curso de contação de histórias e esteja pronto para ser o melhor professor para os seus alunos. Converse também com a coordenação pedagógica da escola que você trabalha, pois é possível formar turmas para o workshop dentro da sua própria escola. Os workshops duram de 2, 4, 8 ou 12 horas, dependendo do que os professores desejam aprimorar. Esteja preparado para a volta ás aulas com a Marina Bastos!