Veja como o storyteller carrega uma forte responsabilidade estrutural de uma empresa. Confira como encontrar um profissional das técnicas de storytelling
As histórias são marcas profundas de aprendizado e sabedoria, eram elas que resolviam conflitos ou criavam novas guerras.
Muito antes do advento da escrita, era a palavra que reinava como poder maior entre a humanidade. Nos dias de hoje, o que chamamos de storyteller (termo inglês para o termo “contador histórias”), é a técnica mais difundida em grandes empresas e negócios. Mas como esse processo pode ser tão importante?
Sabemos que uma história tem capacidade de persuadir de forma natural. É através da palavra que muitas vezes encontramos forças para reagir ou mover novos projetos, e esse é o sentido que um storyteller costuma trabalhar.
Esse processo é comumente feito por pessoas contratadas para que exemplifiquem a história da empresa e seus objetivos através da palavra, e fortaleçam o recado e intuitos da organização. Pode parecer que não, mas os resultados são infinamente mais favoráveis do que qualquer outra ação de conscientização.
Afinal, quais são os benefícios do storytelling?
As técnicas de storytelling são fortalecedores de ligações entre pessoas, culturas, ideias e histórias. Trazem vida, dinamismo e diferenciais para qualquer história forjada, mas como podem efetivamente trazer resultados aos clientes?
Um dos fatores importantes de entender é que as histórias são importantes, mas saber desenvolvê-las é ainda mais. Por isso, dentro do meio empresarial, a construção da marca e de sua figura no mercado são passos estruturais formatados por uma boa organização. Essa organização é feita através de informação e cultura da empresa, passadas através de palestras, vídeos, comerciais, produções em geral. Todos engajados em uma só vertente: contar histórias.
De uma forma geral, em outras palavras, o storytelling é o ativo maior da comunicação interna e até externa de uma empresa. É através dela que se dará o processo de organização e conscientização de uma marca e um negócio. Hoje em dia, mais e mais empresas promovem eventos profissionais, contratando pessoas capacitadas para contar suas histórias e trajetórias, viralizando através da facilidade da internet e das redes sociais, criando e fortalecendo sua marca e credibilidade, treinando e incentivando seus funcionários através da informação bem feita. Mantendo o que é essencial, suas raízes.
Onde encontrar profissionais que conhecem as técnicas de storytelling?
Um storytelling bem feito é aquele que sabe usar a criatividade a favor da empresa. É como se soubesse, com naturalidade, descobrir e redescobrir maneiras de contar as histórias e os objetivos de uma empresa, tendo como resultado a integração dos ouvintes e o incentivo para que os resultados dessas histórias sejam os previamente desejados.
Se você procura por um profissional de storyteller capacitado, entre em contato com a Marina Bastos. Você pode contratá-la para uma palestra motivacional cheia de valores e diferenciais, ou até participar do seu curso de contação de histórias para aprender como contar cases, apresentar histórias e até como desenvolvê-las em reuniões. Veja mais sobre o trabalho da Marina Bastos, e garanta a magia das histórias em seus negócios.