A literatura para crianças é um aliado na hora de ensinar valores. Veja como despertar o interesse do seu filho na literatura para crianças

A infância é uma época de aprendizado importantíssima. Por isso, a literatura para crianças deve ser introduzida assim que possível.

Contar histórias para os pequenos, por exemplo, é um ato que estimula a criatividade e compreensão, além de ensinar valores morais importantes para os pequenos, como o respeito ao diferente e aos familiares.

Durante a alfabetização, a literatura para crianças se torna ainda mais importante. Ela vai desenvolver o raciocínio e a interpretação de texto, fazendo com que os pequenos assimilem e compreendam melhor os ensinamentos em sala de aula. Os livros também vão adicionar vocabulário ao falar da criança, facilitando-lhe o falar e o escrever bem no futuro.

Literatura para crianças: aproximando a criança dos livros

Apesar das belas histórias, nem sempre é fácil introduzir os livros infantis aos pequenos. Por terem sempre muita energia para gastar, é difícil para pais e professores imaginá-los parados, folheando um livro de história. Mas há técnicas para ajudar os adultos a estimular o bom relacionamento entre as crianças e a literatura.

A primeira delas é respeitar o gosto das crianças. Deixe que elas escolham os livros a serem lidos. Nenhuma literatura é boa ou ruim demais para uma criança interessada. Observe o que atrai mais o pequeno, se uma história em quadrinhos ou um clássico de Andersen.

Auxiliar as crianças a entender os livros também ajuda – e muito – nessa aproximação. Antes da alfabetização, a contação de histórias é a melhor ferramenta para isso, pois com uma boa interpretação de texto é possível prender a atenção, emocionar e cativar. Quando eles conseguirem ler sozinhos, é necessário manter um acompanhamento, para ter certeza de que a criança entende o que lê e, principalmente, se diverte com a leitura.

Como contar histórias para crianças

Para deixar os pequenos interessados, é preciso ter criatividade. Abuse das ferramentas lúdicas, como entonações de voz, fantoches, bonecos e até mesmo fantasias. Também dá para estimular o interesse criando um local especial para leitura, com sofás, pufes e tapetes coloridos e confortáveis.

Uma estratégia interessante é contratar um contador de histórias para divertir os pequenos. Com a experiência adequada para a função, este profissional irá saber como entreter os baixinhos com a literatura para crianças. Saiba mais sobre esse serviço, conferindo o trabalho de Marina Bastos e peça um orçamento sabendo que o trabalho irá atender suas expectativas e vai caber no seu bolso.