O aprendizado do folclore brasileiro pode ajudar no desenvolvimento das crianças. Veja como utilizar o folclore brasileiro nas atividades

O folclore é o conjunto de expressões culturais de uma nação. Engloba: contos, músicas, danças, brincadeiras, comidas típicas e expressões populares.

Entre os contos do  folclore brasileiro, estão inclusos: a lenda do boi bumbá, curupira, saci-pererê, boto cor-de-rosa, Iara, mito da criação do guaraná e muitas outras lendas e mitos. Esses contos do folclore se diferenciam de contos literários por terem sido originadas em nossas terras e serem passadas de geração em geração pela tradição oral de narrar histórias.

A beleza das histórias do folclore brasileiro está no fato de que estimulam o imaginário da criança com itens da cultura e cotidiano local, fazendo com que ela se integre na história e conheça ainda mais sobre as riquezas de seu país. Além disso, algumas histórias, como a do negrinho do pastoreio, são ótimas para ensinar os valores morais do bem e do mal para os pequenos.

Cultura popular e o desenvolvimento infantil

A cultura popular é viva, ou seja, precisa ser passada para as próximas gerações para sobreviver. É ela quem dá à criança a noção de que ela faz parte de um todo, ou seja, o país. Isso significa que o ensino do folclore nas escolas ajuda a formar cidadãos melhores, mais engajados com o lugar em que vivem e mais humanizados com as causas do país.

A variedade do folclore também é uma ótima forma de inserir nos pequenos uma consciência de que é preciso respeitar os que são diferentes dele. A Caipora, por exemplo, é um animal com os pés invertidos. Isso pode ajudar as crianças a encarar com naturalidade pessoas com deficiências físicas, cores e credos diferentes das suas.

Diferença entre Mitos e Lendas

Mitos

O mito é uma narrativa de caráter simbólico que procura explicar a as origens do Mundo, dos fenômenos naturais e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis que se misturam com fatos da realidade para dar sentido às coisas do mundo.

São narrativas poéticas que possuem um forte componente simbólico. Seu significado não é explicitado literalmente. Guarda uma mensagem cifrada que está no inconsciente coletivo, algo compartilhado pela humanidade toda. Ex: mito da criação do guaraná e mito da criação da noite.

Lendas

Lendas são narrações de caráter maravilhoso, que contam de maneira poética ou imaginativa feitos de heróis, personagens sobrenaturais, fenômenos naturais, vida de santos, etc. A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade e são transmitidas oralmente através dos tempos.
Ex. Lenda da Iara, Lenda da vitória-regia e Lenda do Índio Sepé.

Folclore brasileiro nas escolas

A escola é uma ferramenta importante para a difundir do folclore e contribuir para que a cultura popular não seja esquecida. Como trabalhar o folclore em sala de aula? O educador pode fazer uma pesquisa de músicas e danças do folclore brasileiro, como: frevo, maracatu, coco, samba, cavalo-marinho, afoxé, entre outras. E também sugerir aos alunos trabalhos de pesquisa de brincadeiras e comidas típicas de cada região do país.  Além, é claro de contar os mitos e lendas da cultura brasileira. Porém, é interessante que essas histórias sejam  contadas de forma estimulante, para que a criança não acabe se entediando. É imprescindível que ela perceba o valor da história que está sendo contada a ela. Para isso, contar com o apoio de uma profissional especializada pode ser uma excelente opção.

Marina Bastos é contadora de histórias com muita experiência, e vai saber como encantar seus alunos com as belas lendas e mitos do folclore brasileiro. Torne esse momento ainda mais especial para as crianças com uma tarde cheia de imaginação e fantasia!