Como você se sentiria se você, sua família e seus amigos fossem definidos oficialmente como trapaceiros?

Esta é a definição para cigano no dicionário espanhol.

Como parte de uma campanha do Conselho do Povo Cigano, na Espanha, chamada de #YoNoSoyTrapacero, ocorreu um experimento interessante.

Algumas crianças foram convidadas para falar sobre o que gostam de fazer e logo depois ler no dicionário como cigano é definido.

Logo ao chegar na palavra “trapaceiro”, as crianças demonstram uma surpresa desagradável. Algumas não sabem o que significa e procuram a palavra também no dicionário. E acabam se chateando.

“É uma mentira”, uma das crianças diz. Outra comenta que não gosta do que o dicionário diz sobre ela. Um garoto comenta que simplesmente foi insultado.

A ideia da campanha é desassociar ciganos com práticas negativas. O infame e deplorável pré-conceito acompanhado da generalização.

Em português do Brasil, alguns dicionários retiraram esta definição negativa, outros fazem menções de que a palavra vez ou outra é usada para isso.

No entanto, sabemos que popularmente ciganos não são bem vistos e frequentemente são atrelados a negatividade ou práticas criminosas. Uma generalização estúpida e sem sentido, pois como uma das crianças dizem: “Há um pouco de tudo em todo lado”.

O dicionário Michaelis define a palavra sem preconceitos. No caso, como:
cigano
ci.ga.no
adj sm 1 Etnol Diz-se de ou povo nômade, originário do Noroeste da Índia, que emigrou para a Europa Central e que, atualmente, encontra-se presente com sua cultura e costumes em vários países do Ocidente. Dedica-se ao comércio de cavalos, música, prática das artes divinatórias, artesanato, venda de miudezas etc.; calom, zíngaro. 2 coloq Que ou quem tem grande habilidade para o comércio. 3 coloq Mercador ambulante que oferece miudezas em domicílios. 4coloq Que ou quem leva vida itinerante e/ou de boêmio. 5 Zool Diz-se de ou carneiro treinado para guiar rebanhos. sm Ling V romani. Etim: fr ant cigain.

Confira o vídeo:

Fonte: Geekness