Como deve ser projetada uma palestra motivacional para estancar crises. Veja onde encontrar o diferencial para que sua palestra motivacional seja eficaz
Por mais inacreditável que pareça, muitas vezes, quando enfrentamos uma crise nos negócios, a melhor coisa a fazer é não fazer nada.
Não que a situação não deva ser resolvida, mas tomar atitudes impensadas dentro da empresa pode ser um erro ainda mais fatal. Nessas situações, a palestra motivacional pode ser o caminho mais curto para reagir e extrair o máximo dos seus colaboradores.
Você que é líder, empresário, gerente, coordenador ou supervisor, sabe como é difícil manter uma equipe animada e comprometida com os objetivos esperados. Pelo contrário, muitas vezes a cobrança excessiva acaba por desanimar ainda mais todos os envolvidos no negócio. Por isso, a importância da realização periódica de uma palestra motivacional se tornou jogada certa para quem quer contar com funcionários comprometidos com a empresa.
Quais são os requisitos essenciais para que uma palestra motivacional seja eficiente?
Fazer uma palestra motivacional não significa juntar os colaboradores, uma sala e criar slides e discursos explicando os desejos da empresa, cobrando as melhorias de forma acintosa. É preciso saber direcionar, e o mais importante: criar a atmosfera para que os colaboradores abracem os objetivos aspirados.
Vejamos alguns passos estruturais de palestras eficientes que conquistaram efeitos positivos nos colaboradores:
● Localização: Dê preferência para lugares longe do local de trabalho. Um hotel, resort, chácara ou até uma casa de eventos pode ser uma opção. O intuito é de que os colaboradores possam respirar um clima diferente, consequentemente, estando aptos para absorver melhor o que lhes for proposto;
● Cortesia: Seja o primeiro a chegar e o primeiro a receber os seus convidados. A simpatia é aconselhável e um ponto positivo para que a maioria se sinta parte atuante em sua palestra;
● Buffet: Separe lanches adequados para a ocasião. Saber distinguir o que pode ser bem servido para um evento a noite, ou em um hotel, são itens importantes para ganhar afinidade;
● Discurso: Saiba usar a palavra da maneira adequada para que o objetivo daquela convenção seja facilmente captado por todos. Se for muito amigável ou muito duro, pode ser que os colaboradores não entendam o real intuito da palestra.
A cereja do bolo de uma palestra motivacional está na mensagem de quem comanda o microfone
Não é novidade para ninguém, a capacitação de transmitir uma mensagem em público é algo primordial para que esse tipo de convenção seja eficaz e qualificada. Pra isso, contar com um profissional de credibilidade e aptidão para tal tarefa, as vezes é tão ou mais importante quanto os itens listados acima. Sem uma voz ativa que saiba conduzir o evento e tratar dos assuntos previamente combinados, de nada adiantará a produção toda.
Marina Bastos é palestrante contadora de histórias. Realiza palestras customizadas onde os colaboradores da empresa aprendem o conteúdo se divertindo e se emocionando. Há diversos estudos que comprovam que as pessoas absorvem melhor as informações quando se emocionam e por isso as palestras da Marina Bastos contando histórias são tão procuradas.
A palestrante aproveita a experiência de mais de 16 anos como atriz e profissional de eventos para utilizar técnicas de narração de histórias, teatro, locução e mestre de cerimônias. Assim, além de ministrar palestras motivacionais, também ministra palestras que ensinam executivos a palestrar e a falar em público. Sua carteira de clientes tem empresas importantes como Brastemp, Consul, Natura, Itaú, Timac Agro, Clarius, HCD Consultoria, entre outros.
Se você procura por uma palestra motivacional que inspire e promova conceitos de motivação, qualidade, atendimento ao cliente, espírito de equipe, oratória, liderança ou cooperação, procure por Marina Bastos. São palestras customizadas elaboradoras através de histórias, trabalhando o briefing com qualidade e diferencial. Entre em contato, veja mais sobre o trabalho e crie novos rumos para a sua empresa.